
Mais um cinquentenário

Comemorados os 50 anos de formatura da Turma de 1972 (foto) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em emocionante cerimônia no Salão Nobre da faculdade, a turma prestou homenagem aos 18 colegas já falecidos e a seus familiares, recebeu diplomas de Honra ao Mérito da direção, da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul e da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil. Oriundos da turma, dois foram diretores da Faem, três pró-reitores, dois coordenadores de cursos de Graduação e Pós-Graduação, vereadores, prefeito, deputado federal, secretário estadual de Agricultura, professores de Ensino Médio e universitário, pesquisadores, extensionistas, produtores rurais, empresários, auditores técnicos, consultores nacionais e internacionais e lideranças do agronegócio em vários estados brasileiros. Os profissionais receberam um Trevo de Ouro, símbolo da faculdade e semelhante ao que ocorreu em 1977, quando receberam o Trevo de Prata pelos 25 anos de formatura.
ENCAMINHAMENTO
Único vereador sem partido na Câmara de Pelotas, Marcos Ferreira é obrigado a definir seu futuro partidário até o final deste mês ou antes do início ano legislativo. Para poder integrar as composições das comissões técnicas e temáticas.
CAMINHO
Depois de conversa com líderes do Avante em Brasília, Ferreira tem foco no MDB. Hoje é sua principal opção para filiação e colocar seu nome à disposição para concorrer a prefeito em 2024. Ou a vice, conforme coligações.
MANGUEIRA
Grande incêndio no mato do bairro Guido Otto, em Canguçu, na noite do dia 31 e madrugada do dia 1º. Apreensão e medo. O vento alastrava as labaredas, que foram dominadas no domingo. Era o segundo incêndio no mesmo local, no mesmo dia.
ATENDIMENTO
Moradores fizeram ligações para o 193, do Corpo de Bombeiros, em Pelotas. Informação de que a Brigada Militar já havia ido ao local. Com a insistência, chegaram na madrugada.
REALIDADE
A guarnição de Pelotas atende oito municípios da região. Canguçu não tem seu Corpo de Bombeiros. Um caminhão auto-bomba e recursos foram destinados da Consulta Popular para construir a sede, que teve obras iniciadas e hoje estão paradas.
MOVIMENTO
Comunidade de Canguçu iniciará mobilização para ter a sua unidade dos Bombeiros. O deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) teve as primeiras ações e as retomará. O prefeito Vinicius Pegoraro (MDB) deverá convocar lideranças para audiência com o governador Eduardo Leite (PSDB).
ORGANIZAÇÃO
Espeto comentou e criticou a Câmara de Vereadores sobre a duplicidade de denominação de logradouros públicos em Pelotas. Situação para o nome de Roger Castagno para a rua 6 do Loteamento Amarilis, proposta pelo vereador Rafael Amaral (PP).
CONFUSÃO
Foi dito em plenário que a homenagem já existia. Negativo. No Quartier tem a rua Sidney Castagno, irmão de Roger, através de projeto dos vereadores Anselmo Rodrigues (PDT) e Cristiano Silva (UB).
ALERTA
Segue valendo a crítica. Há casos como o ex-vereador Valdir Rodrigues, o Boião, com nome de praça e no calçadão do Laranjal. O ex-prefeito Ary Alcântara tem nome de rua e avenida. Atualização deve ser feita na Secretaria de Gestão da Cidade.
GANÂNCIA
Bastou a especulação sobre a não prorrogação da desoneração de impostos sobre os combustíveis para as distribuidoras aumentarem seus preços. Antes do Natal. Recaindo sobre o consumidor, com o natural repasse pelos postos.
GANÂNCIA II
A desoneração está prorrogada por 60 dias. Os preços diminuirão. Mas e a elevação descabida, o aumento feito com base num “se”, o preço já pago? Total desrespeito, reflexo da falta de efetiva fiscalização e conivência.
TEMPO
Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) completou, em 1º de janeiro, dez anos com cargos na Prefeitura de Pelotas. Foi quatro anos vice-prefeita de Eduardo Leite (PSDB) e já tem seis anos como prefeita eleita e reeleita.
ENTENDA

Quem diz que Rio Grande e Pelotas não têm deputado estadual? Não terá para a próxima legislatura, mas seguem com representante na atual, com inversão de cidades. Sai o pelotense Luiz Henrique Viana (PSDB) e entra o rio-grandino Adilson Troca (PSDB). Como primeiro suplente da bancada, Troca assume até 31 de janeiro, pois Viana inicia trabalho no comando da Secretaria de Sistema Penal e Socioeducativo. Na foto, Adilson Troca habilitando-se no sistema eletrônico da Assembleia.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário